Lar » Novos artigos » Notícias » Produtores de Bangladesh em perigo porque a brusone afeta o cultivo de arroz

Produtores de Bangladesh em perigo porque a brusone afeta o cultivo de arroz

Número Browse:180     Autor:editor do site     Publicar Time: 2023-07-08      Origem:alimentado

Inquérito

pinterest sharing button
twitter sharing button
facebook sharing button
linkedin sharing button
telegram sharing button
wechat sharing button
snapchat sharing button
line sharing button
whatsapp sharing button
sharethis sharing button

Os agricultores em Jhenaidah e Moulvibazar enfrentam grande sofrimento devido a um surto de brusone, uma infecção fúngica comum que teve um impacto grave nas suas colheitas durante a época de cultivo do arroz.


A doença blástica, também conhecida como pescoço podre do arroz, é uma infecção fúngica que pode afetar todas as partes acima do solo de uma planta de arroz, incluindo a folha, o colar, o nó, o pescoço, as partes da panícula e, às vezes, a bainha da folha.Os sinais iniciais da doença são lesões brancas a verde-acinzentadas ou manchas com bordas verdes escuras.

A doença foi generalizada nas variedades de arroz BRI-28 e BRI-63, levando a perdas significativas para os agricultores em alguns distritos, incluindo Jhenaidah e Moulvibazar.


Quando afetado por esta doença, o feixe de arroz fica seco.

Durante a temporada IRRI em curso em Jhenaidah, o arroz foi cultivado em 15.715 hectares de terra em Kaliganj upazila.Deste total, a variedade BRI-63 foi cultivada em 3.400 hectares de terra.


Os agricultores disseram que alguns arrozais de alguns agricultores da vila de Khamarmundia, na união de Raigram, secaram recentemente.
Entre eles, um bigha da terra do agricultor Tariqul Islam, um bigha de Dalil Uddin, dois bighas de Momin Uddin e oito casas decimais de Tapan Kumar Mandal da aldeia de Raigram e um acre de terra de Paritosh Ghosh secaram.
O agricultor Dalil Uddin disse que cultivava arroz BRI-63 num bigha de terra.Há poucos dias, ele viu que o arrozal estava branco.Embora ele tenha pulverizado remédios, ele não obteve nenhum resultado.

O único pedaço de arroz do fazendeiro Ralon Hossain apodreceu repentinamente.Manjer Ali, um agricultor da aldeia de Manoharpur, está na mesma situação.O arrozal em mais de duas terras bigha do agricultor foi danificado.
No entanto, o suboficial adjunto de agricultura e o oficial de agricultura upazila não têm conhecimento disso.
Se esta doença ocorrer, os funcionários envolvidos aconselharam a pulverização dos soldados do grupo dos triciclazol.
O Suboficial Adjunto de Agricultura Zakaria Raihan disse: ″Devido ao calor excessivo, isso está acontecendo nos arrozais.Vou investigar o assunto.″
O oficial de agricultura de Kaliganj Upazila, Md Mahbub Alam Roni, disse que isso pode acontecer devido ao calor e também devido a fungos, o arroz pode apodrecer e secar.
Ele recomenda pulverizar soldados do grupo dos triciclazol quando ocorre doença de podridão.

Enquanto isso, esta doença se espalhou em Hakaluki haor, Kowadighi haor de Sadar Upazila e Hail haor de Sreemangal upazila, que cobre Kulaura-Barlekha-Juri upazila de Moulvibazar.
De acordo com o Departamento de Agricultura de Sreemangal Upazila, o arroz boro foi cultivado em 11.451 hectares de terra em Upazila este ano.
Entre eles, a variedade de arroz BRI-28 foi cultivada em 2.651 hectares de terra.
O ataque da doença aumentou no arrozal BRI-28, cultivado em Uttar Bharaura, Noagaon, Ichabpur da união Sreemangal, Rajanagar, Sirajnagar, Lamua, Uttar Lamua, aldeia Kalapur da união Kalapur.
Além disso, esta doença também foi encontrada em algumas terras de algumas aldeias da união de Mirzapur e da união de Bhunbir do distrito.
Durante uma visita recente, constatou-se que o arroz amadureceu campo após campo, mas não há interesse entre os agricultores em colher o arroz.
Alguns agricultores cortam arroz para alimentar o gado, enquanto outros cortam arroz e colocam-no em canais para limpar a terra.

Os agricultores das áreas expressaram a sua frustração.
Disseram que houve um bom rendimento após o cultivo do arroz no início.Eles se prepararam para cortar o arroz.Mas a brusone apareceu recentemente em seus arrozais.E é por isso que estes agricultores estão em perigo agora.Os agricultores que cultivavam arroz com empréstimos passam os dias em extrema ansiedade.Eles estão até preocupados com o abastecimento de alimentos.
Devido a este incidente, os agricultores da área de Hail haor realizaram uma conferência de imprensa em Sreemangal no sábado.
Eles disseram que as culturas de boro são o principal meio de subsistência para a maioria das pessoas em Hail haor.Alguns agricultores cultivavam arroz aush e aman, mas a quantidade é muito pequena.O arroz boro de cada ano é a única fonte de alimento para a família no ano seguinte.Mas desta vez, quase todo o arroz em toda a região de Haor apodreceu devido à brusone.

Estes agricultores exigiram que o governo fornecesse sementes, fertilizantes e outros tipos de assistência durante as épocas Aush, Aman e Boro para cultivo na época seguinte.
O departamento de agricultura culpa os agricultores pela propagação da doença.
Alegaram que os agricultores foram desencorajados de plantar arroz BRI-28.Mesmo assim, os agricultores o cultivaram.
O oficial de agricultura de Sreemangal Upazila, o agricultor Md Mohiuddin, disse: “BRI-28 é uma variedade muito antiga. A partir daí, alguns arrozais foram afectados pela doença. Depois pedimos duas rodadas de pulverização de fungicidas. As suas colheitas foram destruídas porque não seguiram as nossas directrizes.
Ele disse que uma lista dos agricultores afectados está a ser feita à medida que será tomada uma decisão sobre como lhes dar apoio ou incentivos.
Entretanto, foi emitido um aviso especial aos agricultores de alguns distritos para protegerem as suas terras da onda de calor em curso.

De acordo com as informações recebidas do Departamento Meteorológico de Bangladesh, uma onda de calor leve a moderada está varrendo os distritos acima e pode continuar até 18 de abril.
Nesta situação, o Departamento de Extensão Agrária (DAE) deu as seguintes sugestões:
- É necessária preservação suficiente da água nos arrozais de boro para proteger os arrozais dos danos causados ​​pelas ondas de calor.Duas a três polegadas de água parada devem ser mantidas no arroz até que os grãos do feixe de arroz endureçam.
- Fornecer irrigação adequada às raízes das mangueiras.Se necessário, pode-se borrifar água nos galhos da árvore.
- Organize duas a três irrigações na horta na próxima semana dependendo do tipo de solo.
- Garantir cobertura morta e irrigação para proteger as mudas de frutas e vegetais dos danos causados ​​pelas ondas de calor.

Contate-nos

Telefone:
+86-130-0678-0009
 
E-mail:
 
Endereço:Zona Industrial Baishi, Avenida Hehe, cidade de Genghe, distrito de Gaoming, cidade de Foshan, Guangdong, China

Notícias/artigos relacionados

conteúdo está vazio!

Telefone:
+86-757-83032175
+86-130-0678-0009
Endereço:
Zona Industrial de Baishi, Avenida Hehe, cidade de Genghe, distrito de Gaoming, cidade de Foshan, Guangdong, China

Links Rápidos

Categoria de Produto

Novos artigos

Contate-nos

Direitos autorais © 2024 Brightmart Cropscience Co., Ltd. Todos os direitos reservados. Sitemap.